Se você já assistiu a alguma stream relacionada a speedrun, provavelmente ficou sem entender alguma explicação feita pelo comentarista ou pelo runner devido aos termos específicos utilizados pela comunidade speedrunner. Neste guia vou compilar os termos mais comuns e utilizados para que você nunca mais tenha qualquer dúvida sobre o assunto e consiga entender o que está de fato acontecendo durante as runs a que está assistindo! E se você não sabe sobre o que estou falando, [clique aqui](https://flowgames.gg/o-guia-da-speedrun-vol-1-por-onde-comecar-o-que-e/) para ler o Volume 1 do Guia para sacar tudo sobre o assunto. Categorias mais comuns de speedrun ---------------------------------- * **100%:** Categoria de speedrun em que é necessário coletar todos os itens importantes e/ou colecionáveis do jogo; * **Any%:** Categoria de speedrun em que o único requerimento é terminar o jogo. Você pode coletar qualquer porcentagem de itens, por isso o nome da categoria. Normalmente, esta é a principal categoria dos jogos; * **Low%:** Categoria de speedrun que consiste em coletar o mínimo de itens possíveis para terminar o jogo; * **RBO:** Reverse Boss Order (Ordem Inversa de Chefes) é uma categoria de speedrun que consiste em terminar o jogo derrotando os chefes em ordem inversa do planejado pelo jogo; * **TAS:** Tool Assisted Speedrun (Speedrun Auxiliado por Ferramentas) é uma forma de se realizar speedruns, porém, com auxílio de ferramentas externas. O objetivo do TAS é tentar realizar a run “perfeita” ou apenas executar mecanicamente coisas que humanamente impossíveis. Existem diversas ferramentas para a execução de um TAS: é possível diminuir a velocidade do jogo para executar inputs mais precisamente; juntar vários segmentos para se construir uma run completa (isso é o que chamamos de splice) ou até mesmo programar todos inputs, frame a frame, para que você obtenha 0 erro humano na execução da run. > Game: Super Mario World 2: Yoshi's Island (1995, SNES) > TAS authors: Baxter, CarlSagan42, NxCy > Source: [https://t.co/67hnrQOfzX](https://t.co/67hnrQOfzX) [pic.twitter.com/k484vkthbF](https://t.co/k484vkthbF) > > — TAS Clips (@TASNoContext) [October 11, 2022](https://twitter.com/TASNoContext/status/1579895684786196480?ref_src=twsrc%5Etfw) Compreendendo o timer do speedrunner ------------------------------------ Ao entrar numa stream de um speedrunner, você provavelmente vai se deparar com um cronômetro cheio de tempos e informações no canto da tela. Isso é o que chamamos de timer. Vamos entender o que são todas essas informações contidas na tela!  * **BPT:** **Best Possible Time** (Melhor Tempo Possível) é um termo que aparece nos timers dos runners que indica qual o melhor tempo possível para finalizar a run levando em conta os melhores tempos do runner de cada segmento restante; * **Gold:** O melhor tempo já feito pelo runner em um segmento; * **IGT:** **In Game Time** é um dos métodos de cronometragem existentes na speedrun. Ele consiste em utilizar o tempo corrido apenas dentro do jogo. Normalmente os jogos que utilizam esse método possuem seu próprio timer, mas existem ferramentas que permitem os cronômetros externos retirarem o tempo de carregamento e/ou nas telas de seleção de fase; * **Pace:** É o andamento da run. Dizemos que estamos em “PB pace” quando estamos com um tempo possível de se fazer um PB, por exemplo; * **PB:** **Personal Best** (Melhor Tempo Pessoal) é o melhor tempo que o runner já realizou naquele jogo e/ou categoria; * **RTA:** Real Time Attack (Ataque em Tempo Real) é um dos métodos de cronometragem existentes na speedrun. Ele consiste em marcar o tempo real corrido, sem pausas, entre início e fim da run; * **Split:** Segmentamos uma run em várias partes para conseguir ter maior precisão e controle da pace da run e identificar os nossos pontos fortes e fracos ao longo do jogo. Geralmente os segmentos são determinados por fases, bosses, objetivos ou calabouços. Cada um desses segmentos são chamados de **split**; * **SoB:** **Sum of Best** (Soma dos Melhores) é um termo que aparece nos timers dos runners que indica qual o melhor tempo possível de uma run somando todos os golds do runner. O SoB é um tempo teórico que reflete o limite da execução atual do runner, já que é virtualmente impossível realizar uma run perfeita pegando os melhores tempos possíveis em todos os segmentos do jogo; * **Time Save/Loss:** É o tempo a salvo/perdido durante a run; * **Timer:** É o cronômetro utilizado. Os programas mais usados pela comunidade de speedrun são o **LiveSplit** e o **WSplit**; * **WR:** World Record (Recorde Mundial) é o melhor tempo já registrado por algum jogador no mundo naquela categoria daquele jogo. Termos mais comuns na speedrun ------------------------------ * * **ACE:** Arbitrary Code Execution (Execução de Código Arbitrário) é uma falha na programação do jogo em que é possível o jogador inserir uma série de inputs para executar todo e qualquer comando que ele desejar dentro do código. Isso é utilizado normalmente para obter itens, se teleportar para outras fases ou até mesmo “zerar” o jogo entrando na tela de créditos; * **Attempt:** Tentativa, em tradução literal. Chamamos toda run que corremos de **attempt**, uma tentativa de bater o jogo; * **Auto Scroller:** Chamamos de auto scroller as fases ou momentos do jogo em que a progressão dela é automática, ou seja, não tem como acelerar a sua conclusão, como, por exemplo, fases de tempo ou em que você precisa acompanhar a câmera até o fim dela;